IFRR realiza oficinas de artesanato e dança parixara para estudantes da zona oeste

Publicado em 16 de Agosto de 2023 às 16:07
Autoria
Laura Veras - JORNALISTA

Ações ocorrem nesta quinta-feira, 17, para estudantes do Campus Boa Vista Zona Oeste e do Colégio Elza Breves

Divulgação
Divulgação

Como parte do projeto de extensão "Mulheres Indígenas da Kapói: ancestralidade, artesanato, danças e músicas”, desenvolvido no Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR), será realizada, nesta quinta-feira, 17, das 8h às 17h, oficinas gratuitas de artesanato e dança parixara na sede da unidade, localizada na Rua Prof. Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão).

Podem participar estudantes do campus e do Colégio Elza Breves, que também atende jovens da zona oeste da Capital. As inscrições ficam abertas até o dia do evento e devem ser realizadas pelo link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao_publica/298/.

Conforme o professor do CBVZO Alexandre Soares, um dos coordenadores do projeto, o objetivo principal da iniciativa é promover a cultura indígena. “Para isso, utilizaremos a dança, o artesanato, a música e os conhecimentos ancestrais manifestados pelas mulheres que compõem a Associação Cultural Kapói de Roraima, favorecendo a integração, por meio da troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a organização indígena”, disse.

O professor complementou que a intenção é estender o alcance das ações para a comunidade do entorno do CBVZO, especialmente do Bairro Laura Moreira, onde a unidade de ensino funciona. “Desse modo, favoreceremos a visibilidade desses povos originários, de suas tradições e meios de vida, além de promover uma maior aproximação dos estudantes com a associação e com as pessoas do entorno onde se encontra situado o campus”, explicou.

As outras etapas do projeto, que abrangem a exposição de artesanato, música, apresentação de dança e realização de palestras estão previstas para os meses de agosto, setembro e outubro e devem atender, além de estudantes do CBVZO, jovens de mais três escolas públicas situadas na zona oeste de Boa Vista.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL KAPÓI – Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que busca promover e difundir a diversidade de etnias indígenas do Estado de Roraima.