Inscrições para o Programa Mulheres Mil do IFRR seguem até 7 de novembro

Publicado em 31 de Outubro de 2025 às 14:36
Autoria
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

As inscrições são presenciais nas unidades que ofertam os cursos

Curso Salgadeiro do CNP - Ft Divulgacao (4) (1)
Curso Salgadeiro do CNP - Ft Divulgacao (4) (1)

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com inscrições abertas, até 7 de novembro, para as vagas remanescentes do Programa Mulheres Mil. São mais de 400 oportunidades gratuitas de qualificação profissional oferecidas pelos Campi Boa Vista (CBV) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

Para promover a inclusão social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, o programa oferece formação profissional de qualidade, fortalecendo a autonomia feminina por meio da educação. As inscrições são presenciais nas unidades que ofertam os cursos.

Fachadas do CBV e CBVZO

No Campus Boa Vista (CBV), há vagas para os cursos Agente de Projetos Sociais, Cerimonialista, Monitor de Atividades de Lazer, Operador de Computador e Salgadeiro. O campus está localizado na Avenida Glaycon de Paiva, n.º 2496, no Bairro Pricumã. O edital completo pode ser acessado no endereço https://sgc.ifrr.edu.br/edital/visualizar/407/.

Já no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), as vagas existentes são para os cursos Assistente Administrativo, Manicure e Pedicure, Maquiador e Recepcionista. A unidade está situada na Rua Professor Nonato Chacon, n.º 1976, no Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão). O edital está disponível no link https://sgc.ifrr.edu.br/edital/visualizar/406

Podem se inscrever mulheres com 16 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental I (do 1.º ao 5.º ano) e que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica, comprovada por meio do Cadastro Único (CadÚnico).

A coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil no IFRR, Antônia Valdirene Rabelo Costa, explica que a iniciativa vai além da formação profissional. “O Mulheres Mil tem transformado a vida de muitas mulheres em Roraima. Por meio da educação, elas têm a chance de se reinventar, conquistar autonomia, gerar renda e fortalecer sua autoestima. Cada turma é uma nova história de superação e empoderamento”, disse.

Para efetuar a inscrição, as interessadas devem apresentar os seguintes documentos (originais e cópias):

  • Foto 3x4 recente (uma);
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio;
  • Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Médio;
  • Título de Eleitor e comprovante da última votação; e
  • Comprovante de residência.

Com oferta de cursos gratuitos e certificação reconhecida pelo IFRR, o Programa Mulheres Mil é uma oportunidade de acesso à formação profissional e ao mercado de trabalho, ampliando as possibilidades de autonomia e geração de renda para mulheres em diferentes fases da vida.

As interessadas devem procurar o campus de sua preferência, levando toda a documentação exigida. Em caso de dúvida, têm de encaminhá-la, via WhatsApp, para os seguintes números: (95) 99115-6696 (Antonia Valdirene/Reitoria), (95) 98115-8953 (David Silva/Reitoria) ou (95) 98405-6633 (Esiane Brito/CBVZO).

Texto: Sofia Lampert

Revisão textual: Antonio Matos

Foto: Divulgação

Ascom/Reitoria

31/10/2025