A Koneka, incubadora de empresas do Instituto Federal de Roraima (IFRR), foi credenciada pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). O credenciamento habilita a incubadora a conduzir projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com recursos de empresas que utilizam os incentivos fiscais previstos na Lei de Informática da Amazônia (Lei 8.387/1991). Assim, ela passa a integrar o conjunto de instituições aptas a captar investimentos vinculados à política de incentivo à inovação na Região Amazônica.
O processo de credenciamento foi iniciado em julho de 2024 com o levantamento de informações e a instrução técnica para solicitação do cadastro no Capda. Ao longo de sete meses, a Agência de Inovação do IFRR (Agif) atendeu às diligências solicitadas pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), responsável pela análise técnica do processo.
Com a aprovação, o IFRR amplia sua atuação institucional na área de inovação, passando a ofertar apoio a projetos de empreendedorismo alinhados às políticas de PD&I na Amazônia.
Koneka – As discussões sobre a implantação de uma incubadora de empresas no IFRR começaram em 2012. A iniciativa foi formalizada em 30 de junho de 2020 com a aprovação do Regulamento Geral da incubadora de empresas por meio da Resolução 512/2020 do Conselho Superior da instituição.
A incubadora é vinculada à Agif e atua no apoio a empreendedores e empresas nascentes, prioritariamente de base tecnológica, além de iniciativas ligadas à economia solidária, economia criativa e setores tradicionais. As ações contemplam públicos das comunidades interna e externa da instituição.
Atualmente, a Agif destina R$ 100 mil às atividades da Koneka, valor correspondente a metade do orçamento anual do setor. A incubadora oferta, anualmente, dez vagas nas modalidades de pré-incubação e incubação de projetos. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima (Sebrae-RR) participa de forma complementar, com financiamento de assessorias, mentorias e capacitações, além do apoio a eventos institucionais voltados ao empreendedorismo.
Ascom/Reitoria
Com informações da Agif
6/2/26