MOSTRA DAS PROFISSÕES - Alunos de escola pública participam de tour institucional no Campus Boa Vista

Publicado em 15 de Agosto de 2023 às 17:53
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

O tour foi coordenado pela acadêmica Cláudia Jakellyne Barros Marques, do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas, Segunda Habilitação. Ela realizou estágio supervisionado na Escola Estadual Francisca Élzika, sob a orientação da professora Marilda Bentes

tour 1
tour 1

Como parte das atividades relacionadas à Mostra das Profissões, projeto desenvolvido pela Diretoria de Extensão do Campus Boa Vista (Direx/CBV), o qual tem como principal objetivo apresentar a instituição e os cursos ofertados pelo campus aos alunos dos nonos anos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas que tenham interesse em estudar no CBV, foi realizado, no último dia 10 de agosto, um tour institucional com os estudantes da Escola Estadual Professora Francisca Elzika de Souza Coelho.

O tour foi coordenado pela acadêmica Cláudia Jakellyne Barros Marques, do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas, Segunda Habilitação. Ela realizou estágio supervisionado na Escola Estadual Francisca Élzika, sob a orientação da professora Marilda Bentes.

Incluindo visita à biblioteca, aos laboratórios, ao complexo poliesportivo, entre outros espaços pedagógicos da unidade de ensino, o tour também contou com um bate-papo, na sala de reuniões do campus, entre os alunos visitantes e os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Para Cláudia Jakellyne, o estágio que culminou na atividade guiada representou uma experiência fundamental para a complementação de sua formação. “Para mim essa ação foi extraordinária! Sinto-me realizada no âmbito acadêmico e pessoal. Foi maravilhoso ver os olhos dos alunos brilhar ao entrarem na biblioteca, nos laboratórios, ao passearem pelos corredores e depois se sentarem para conversar com alguns discentes do ensino médio integrado sobre suas experiências como estudantes do IFRR. É gratificante saber que, como estagiária, com o apoio e a autorização das professoras Marilda Vinhote e Luciane Wottrich, pude proporcionar isso a eles. E esse é o IFRR, sempre nos surpreendendo, sempre de portas abertas, mostrando que podemos ir mais além”, afirmou.

A professora Valine Dalosto Uberti, de Língua Portuguesa da Escola Francisca Élzika, relata que os alunos vivenciaram uma experiência bastante significativa no CBV/IFRR. “Esse momento foi de fundamental importância para eles, pois, ao visitarem os laboratórios, as quadras esportivas, a biblioteca, e, ao conversarem com servidores e alunos, conseguiram visualizar o que era apenas uma ideia distante, algo abstrato, tornando-se uma possibilidade real. Tenho certeza de que o dia de hoje ficará marcado na memória desses jovens, que saíram comentando: "Eu vou estudar no IF!"; "Ano que vem estarei aqui!". Essa foi, sem dúvida, uma das experiências mais felizes da minha trajetória profissional. Gostaria de agradecer ao IFRR a excelente oportunidade e à estagiária Cláudia Barros a idealização da atividade, fazendo a ponte entre a Escola Francisca Élzika e o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima”, disse.

Segundo a professora Marilda Bentes, o CBV, em suas licenciaturas, tem como meio de vivência prática da futura profissão o estágio supervisionado, com 150 horas, no qual os acadêmicos desenvolvem ações pedagógicas por meio das quais a teoria se concretiza na prática. “Por meio dessas atividades, proporcionamos a aprendizagem e a superação dos muitos receios envolvidos na ação do futuro docente, uma vez que o acadêmico tem a experiência de vivenciar um universo novo: o da docência”, declarou.