O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV) teve seis projetos selecionados no Edital 4/2023 do Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão (Pipex).
Cada projeto receberá até 5 mil reais para sua execução, além de auxílio no valor de 400 reais para o estudante bolsista envolvido nas respectivas ações.
Segue a lista dos projetos selecionados:
- “Harmonizando Comunidades: Inclusão Social e Transformação Através da Musicalidade!” (coordenado por Alexandra de Oliveira Rodrigues Marculo);
- “Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros” (coordenado por Alex Rezende Heleno);
- “Sou Supervisor de Estágio, o que fazer?” (coordenado por Marilda Vinhote Bentes);
- “A Gravidez e os Cuidados com o Recém-Nascido” (coordenado por Janimere Soares da Silva);
- “Idade Dançante-CBV” (coordenador por Everaldo Sarmento Ferreira); e
- “Estêncil: a prática artística para a valorização da arte urbana” (coordenado por Leandro Brito de Mattos).
A execução das atividades dos projetos ocorrerá conforme o edital, compreendendo o período de 1º de setembro a 24 de novembro de 2023.
INSCRIÇÕES ABERTAS – O projeto “Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros” está com as inscrições abertas. As aulas irão ocorrer uma vez por semana, às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, no Campus Boa Vista.
Estão sendo ofertadas 40 vagas para o curso, e as inscrições, que seguem, podem ser realizadas presencialmente, na Diretoria de Extensão do CBV (Direx), das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência (todos com cópia) e uma foto 3x4.
Segundo o coordenador do projeto, professor Alex Heleno, o curso vem sendo oferecido pelo campus há alguns anos e, em 2023, será a quinta turma a ser ofertada. “Os aspectos positivos dessa ação englobam várias perspectivas: é uma oportunidade para que o estrangeiro melhore sua comunicação em língua portuguesa e consiga se integrar à sociedade por meio do trabalho e da educação, contribuindo para sua inclusão na vida cotidiana de Boa Vista. Além disso, contribui para a formação dos estudantes extensionistas, que podem realizar as atividades de extensão aplicando os conhecimentos das disciplinas do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas – Segunda Habilitação, e cumpre com a missão do IFRR de promover formação humana integral, atuando como agente de transformação social”, explicou o docente.