Roraima no pódio: IFRR conquista prata e bronzes nos JIFs 2025

Publicado em 3 de Dezembro de 2025 às 09:43

Judô e atletismo impulsionaram o IFRR ao pódio nos Jogos das Instituições Federais

Delegação do IFRR nos JIFs - 2025
Delegação do IFRR nos JIFs - 2025

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) se destacou na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIFs) 2025, conquistando medalhas e reafirmando a força do esporte estudantil no estado. A delegação, composta por 14 atletas dos Campi Boa Vista (CBV), Novo Paraíso (CNP), Bonfim (CAB) e Amajari (CAM), competiu em natação, judô, tênis de mesa e atletismo, com o apoio de cinco professores.

As disputas ocorreram no período de 24 a 29 de novembro, em Natal (RN), reunindo quase mil estudantes-atletas de mais de 30 instituições da Rede Federal.

Atletas do IFRR que mais ganharam medalhas acompanhados do prof. Theodoro - JIFs - 2025

Resultados alcançados

O IFRR subiu ao pódio seis vezes, sendo destaque no judô e no atletismo:

  • 🥉 Bronze – Judô feminino: Rebeca Marques Porfírio
  • 🥉 Bronze – Judô masculino: Ruan Matias
  • 🥉 Bronze – Atletismo (200 m): Fernando Arnaldo
  • 🥉 Bronze – Atletismo (800 m): Juan Elchôa
  • 🥉 Bronze – Atletismo (revezamento 4x400 m): Cristiano Ronaldo, Adans Bhrayaw, Juan Elchôa e Fernando Arnaldo
  • 🥈 Prata – Atletismo (revezamento 4x100 m): Lucas Kaleb, Cristiano Ronaldo, Luiz Wanderley e Fernando Arnaldo

As conquistas reforçam o preparo técnico dos atletas e o trabalho desenvolvido pela equipe de professores que acompanhou a delegação.

Integração, formação e impacto social

O chefe da delegação do IFRR nos JIFs Nacional, qur também é coordenador de Esporte do IFRR, professor Theodoro Schmidt, lembrou que o evento também cumpre importante papel formativo. “Os Jogos dos Institutos Federais, além de esporte, competição e atividade física, são voltados para a integração entre estudantes, servidores e comunidade externa. Os JIFs converteram-se em espaço de encontro, de pertencimento, de identidade do estudante. Isso fortalece o papel da Rede Federal como agente de transformação social e reafirma o esporte como política pública comprometida com a inclusão, com a cidadania e com o futuro dos estudantes”, disse.

Schmidt também avaliou positivamente o desempenho da delegação roraimense.“Vendo os nossos atletas do Instituto Federal de Roraima entrarem para a competição e competirem com garra e destemor, mesmo sabendo que a competição é nacional e de alto nível, ficamos entusiasmados. Eles deram um show! Entraram e deram o máximo para que pudessem representar bem o nosso Estado de Roraima, o nosso IFRR, e fizeram isso com maestria. Então, os resultados de medalhas expressivas, isso consolida o comprometimento tanto da instituição como dos atletas em representar o nosso instituto aqui de Roraima”, declarou.

O IFRR conquistou Prata no Revezamento 4x100 metros

JIFs 2025

A etapa nacional reuniu 994 estudantes-atletas, mais de uma centena de professores e técnicos. Contou com disputas em modalidades individuais — atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez — e coletivas, como basquetebol, futsal, futebol, handebol, voleibol e vôlei de praia. O evento também incluiu provas dos ParaJIFs nas modalidades atletismo e natação adaptados.

Outras informações, inclusive fotografias, estão disponíveis na página oficial do evento, no portal do IFRN. Confira neste link.

Com informações do professor Theodoro Schmidt (chefe da delegação do IFRR nos JIFs Nacional)

Texto: Sofia Lampert

Revisão textual: Antonio Matos

Fotos: Delegação do IFRR

Ascom/Reitoria

2/12/2025