Trinta mil pessoas visitaram a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, evento que ocorreu, no período de 7 a 9 de outubro, em conjunto com o Festival Curicaca, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A edição teve como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”.
Ao longo dos três dias de programação gratuita, o público teve acesso a 400 projetos desenvolvidos por 63 instituições ofertantes de educação profissional e tecnológica (EPT), com representantes de todos os estados e do Distrito Federal. Um total de 1.434 expositores expuseram na Mostra Tecnológica projetos de robótica, gastronomia, foguetes, jogos, inteligência artificial, aplicativos digitais, tecnologias inclusivas e sustentabilidade.
Além da mostra, a Semana Nacional da EPT reuniu estandes especiais com projetos fomentados pelo MEC, como espaços de degustação de café e queijo, produzidos pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais e pelo Instituto Federal de Minas Gerais, respectivamente. Foram servidas 7 mil doses de café e 500 peças de queijo.
Eventos – A premiação do concurso Educação Profissional para a Economia Verde e o lançamento da série audiovisual Indicações Geográficas nos Institutos Federais e da coleção Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil (Editora IFG) foram eventos que também integraram a Semana Nacional e que contaram com a participação de estudantes, técnicos, professores e outros profissionais.
- Leia mais: MEC premia projetos inovadores em economia verde
- Leia mais: MEC apresenta série audiovisual sobre Indicações Geográficas
- Leia mais: MEC apresenta coletânea da história da Rede Federal
No último dia, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, participou de um painel sobre educação e formação no Festival Curicaca, discutindo a importância do diploma e da formação técnica para os jovens.
"O estudante, jovem ou adulto, que ingressa na qualificação profissional, nos cursos técnicos e superiores de tecnologia, tem mais oportunidades de emprego, maior renda e, consequentemente, melhora da qualidade de vida, além de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. A Semana Nacional é a síntese do que de melhor acontece na EPT brasileira”, resumiu Bregagnoli.
Semana da EPT – A Semana Nacional da EPT é uma iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e este ano foi realizada em conjunto com o Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A partir da edição de 2025, o evento passará a ocorrer a cada dois anos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec
Notícia publicada originalmente no portal do MEC: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/semana-nacional-da-ept-recebeu-30-mil-visitantes.
Confira matéria sobre a participação do IFRR na 5ª Snept e os projetos apresentados acessando aqui.
Texto revisado por Antonio Matos
Publicado por Sofia Lampert
Ascom/Reitoria
22/10/2025