O Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) realiza, no próximo dia 4 de março, das 19h às 22h, a primeira edição de 2026 do projeto Cine Clube Gestão Pública. A atividade ocorre no auditório da unidade, localizada na Rua Professor Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão). Ela é voltada a estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública e à comunidade em geral.
Nesta edição, será exibido o filme “O Último Azul” (Brasil, 2025), dirigido por Gabriel Mascaro. A sessão terá como eixo temático a disciplina Gestão Estratégica e contará com mediação do professor Amarildo Ferreira Júnior.
Segundo o docente, a proposta mantém a ampliação da presença de filmes nacionais nas discussões curriculares do curso. “O Último Azul” é uma distopia brasileira interessante para discutir a elaboração de planos estratégicos. A obra enriquece tanto a abordagem acadêmica quanto o conhecimento dos estudantes sobre a produção cinematográfica nacional, que novamente ganha destaque em importantes espaços da sétima arte, agora com o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho”, disse.

O professor explicou que ambos os diretores são pernambucanos, o que possibilita comparações estéticas e a observação das singularidades de cada obra. “Assim como Kleber Mendonça, Gabriel Mascaro também é pernambucano, o que nos permite estabelecer paralelos em termos de estética e linguagem cinematográfica. Em “O Último Azul”, há ainda o diferencial de uma jornada pela Amazônia, elemento que pode ampliar o debate sobre técnicas e políticas de planejamento estratégico e formulação do pensamento estratégico”, afirmou.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento pelo link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/962/. Os participantes receberão certificado de três horas, com emissão pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).
Projeto
Idealizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, o Cine Clube tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes por produções audiovisuais — filmes, minisséries e documentários — que possibilitem a análise crítica de temas relevantes para a sociedade.
A edição conta com realização do Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições (Epahei!), com apoio do Amazonicidades – Observatório das Cidades, Vilas e Territórios Amazônicos, do Laboratório de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente (Lab Cultur) e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR).
Sinopse
Na trama, para maximizar a produtividade econômica, o governo determina que idosos sejam transferidos para colônias habitacionais distantes. Tereza, de 77 anos, recusa-se a cumprir a ordem e embarca em uma jornada pela Amazônia que transformará seu destino.
Com informações do professor Amarildo Ferreira Júnior
Texto: Sofia Lampert
Revisão: Antonio Matos
Card: Jayne Thomé
Cartaz: Divulgação do filme
Ascom/Reitoria
13/2/2026