Pós-Graduação Lato Sensu em Agroecologia e Educação do Campo - EAD

A Pós-Graduação Lato Sensu em Agroecologia e Educação do Campo do Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso tem o objetivo capacitar e especializar profissionais das diferentes áreas do conhecimento, levando a uma efetiva apropriação técnica e social do conhecimento em Agroecologia e Educação do Campo.

Com carga horária de 380 horas e duração de 18 meses, com carga horária de cada componente é dividida entre Aulas em EaD (75%), e Aulas práticas (25%) que ocorrem no Campus Novo Paraíso.

A agroecologia visa consolidar relações sustentáveis entre as sociedades e os ecossistemas por meio da produção de alimentos que considere os ritmos de regeneração dos ecossistemas, valorizando a biodiversidade e a base de sustentação da vida, além da promoção da saúde humana.

As inovações geradas pelas novas tecnologias na agricultura induziram grande parte dos agricultores a abandonar suas práticas artesanais historicamente construídas, de modo a aderir a mudanças na base técnica.   

🎯 Objetivos

Formar especialistas capazes de propor, implementar e avaliar soluções técnicas na área do campo;

Estimular o pensamento crítico e a aplicação de metodologias voltadas ao desenvolvimento de sistemas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no meio rural;

Contribuir para o aprimoramento dos processos desenvolvidos no meio rural.

👩‍🏫 Público-Alvo

Profissionais graduados em diversas áreas correlatas ao setor agropecuário e à educação.

Matrizes

Ecologia e conservação ambiental
24h
Educação do campo e agricultura familiar
24h
Educação do Campo e currículo
24h
Empreendedorismo, cooperativismo e associativismo
24h
Fundamentos da Educação
24h
Fundamentos e manejo agroecológico de recursos naturais
24h
Fundamentos socioeconômicos, políticos e culturais na educação do campo
24h
Introdução à informática, AVA e EAD
20h
Manejo agroecológico do solo
24h
Metodologia do Trabalho Científico
24h
Metodologias de ensino na educação do campo
24h
Movimentos sociais e políticas públicas da educação do campo
24h
Sistema agroecológico de produção animal
24h
Sistema agroecológico de produção vegetal
24h
Tecnologia de alimentos agroecológicos de origem animal e vegetal
24h
Trabalho de Conclusão de Curso
24h

Metadados

Nível de Ensino:
Especialização
Unidade de ensino:
Campus Novo Paraíso
Modalidade:
EAD