ANO LETIVO 2024 – Servidores técnicos e docentes são acolhidos em reunião administrativa no Campus Boa Vista

Publicado em 16 de Fevereiro de 2024 às 15:22
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

A programação contou com prestação de contas das ações desenvolvidas nos últimos anos e apresentação do orçamento previsto para 2024

Palestra Ruy Guilherme

A primeira reunião administrativa geral do Campus Boa Vista (CBV) deste ano, realizada na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório da unidade de ensino, marcou o início das atividades administrativas e pedagógicas do ano letivo de 2024.

Entre os principais pontos de pauta estavam um resumo das principais ações desenvolvidas nos últimos anos da atual gestão do CBV e a apresentação do orçamento de 2024, com o detalhamento dos recursos previstos para as áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Além disso, houve um momento de acolhimento aos servidores técnicos e docentes, que contou com a palestra motivacional “Faça o que eu digo, porque eu faço: o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, ministrada pelo médico e professor Ruy Guilherme Silveira de Souza.

Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, a reunião administrativa faz parte do processo de diálogo permanente da gestão do CBV com a comunidade acadêmica. “Como temos a obrigação de prestar contas do fazer institucional de cada diretoria sistêmica, a saber, o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação tecnológica e o planejamento, explanamos as ações realizadas a cada ano. Considerando que em 2024 encerraremos esta gestão, foram apresentadas estatísticas que retratam os fazeres administrativo e pedagógico no período de 2017 a 2023, além da apresentação do orçamento previsto para 2024.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Bezerra, que participou da reunião acompanhada de parte do grupo gestor da Reitoria, expressou sua satisfação com a realização da reunião, que marca o início do ano letivo de 2024. Ela ressaltou a importância do encontro para o alinhamento das estratégias e das metas, garantindo um ambiente educacional eficiente e acolhedor à comunidade acadêmica.

reunião administrativa

Encontro Pedagógico – Como parte contínua da programação de acolhimento, teve início a primeira edição do Encontro Pedagógico de 2024, que segue até a tarde desta sexta-feira, 16, com vasta programação.

O tema do evento, “O currículo e a prática pedagógica no Campus Boa Vista: múltiplos saberes e fazeres na e para a Educação Profissional e Tecnológica”, tem, entre outros, o objetivo de levar os professores a compreender metodologias de ensino que contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas no atendimento aos estudantes PAEE; discutir a adaptação curricular englobando métodos, estratégias, recursos e avaliação no Plano de Ensino do docente; e analisar dados sobre o desempenho dos alunos e ajustar as estratégias de ensino para atender às necessidades individuais, promovendo a diferenciação.

“O foco principal deste encontro pedagógico é promover reflexões a respeito do currículo e dos múltiplos saberes e fazeres na educação profissional e tecnológica”, disse Joseane.