Comitiva da Suframa visita estrutura de desenvolvimento de pesquisas do IFRR

Publicado em 20 de Julho de 2023 às 20:00
Sheneville Araujo - JORNALISTA

As informações captadas na visita servirão de base para apresentação de projetos que possam ser de interesse de investidores da Amazônia

A visita ocorreu dentro da programação da 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima

Como parte da programação da 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima, realizada em Boa Vista, uma comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitou vários polos de pesquisas científicas e tecnológicas na Capital, entre eles o Campus Boa Vista (CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que é um dos credenciados,  junto com o Campus Novo Paraíso (CNP) e o Campus Amajari (CAM), no Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) para receber apoio e firmar parcerias.

No CBV, a comitiva pôde verificar in loco o funcionamento dos laboratórios de eletrônica, robótica e análises clínicas, e o do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (Energife). O objetivo da ação foi captar informações sobre projetos que possam ser de interesse de investidores de Manaus, no Amazonas, ou de outras localidades da Amazônia Ocidental e do Amapá.

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação da Suframa, Waldenir Vieira, que conduziu a comitiva, avaliou que a visita foi produtiva diante do que pôde ser verificado no desenvolvimento dos projetos, usando a estrutura disponível no campus.

“A visita foi muito boa, nos surpreendeu muito, pois pudemos verificar o empenho envolvido nos projetos. É possível ver que muito é feito com pouco e que grandes resultados já estão sendo obtidos pelas equipes de estudantes que estão trabalhando nas iniciativas. Acredito no grande potencial de desenvolvimento de tecnologia pelo IFRR para melhorar a qualidade de vida da população local, e a Suframa está disponível para isso, para fomentar a pesquisa junto aos institutos”, disse.

Durante a visita, a comitiva pôde orientar também profissionais de pesquisa do instituto e pessoas à frente de coordenações sobre editais e recursos disponíveis, além de mostrar como proceder para ter acesso.

A diretora da Agência de Inovação (Agif) do IFRR, Karla Santana, também avaliou o resultado da articulação feita para a realização da visita como positivo e com perspectivas de viabilização de novas ações de incentivo à pesquisa e inovação no instituto.

“Pudemos mostrar para as pessoas que estavam aqui representando a Suframa todo o trabalho que estamos desenvolvendo, ainda sem tanto recursos de instituições de fomento, e comprovar o potencial real que temos de apresentar resultados tecnológicos. A partir disso, despertar o interesse dessas pessoas para nossas ações e consolidar a rede de contatos necessária para isso, além de receber as orientações necessárias para concretizar a participação em importantes editais. As perspectivas, então, são as melhores para que a avaliação feita a partir dessa visita seja o caminho para possíveis novas parcerias e apoios”, comentou Karla.

A reitora do IFRR, professor Nilra Jane Filgueiras, que recomendou a promoção de ações estratégicas das equipes do instituto com a realização da 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima e a oportunidade da presença da comitiva da Suframa na Capital, destacou a necessidade de aproveitar esses momentos para buscar cada vez mais cooperações institucionais para o desenvolvimento das atividades da instituição.

“Considero muito importante que nossas equipes estratégicas estejam atentas a esses momentos tão importantes para nosso estado, como foi a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, para dar mais visibilidade ao que pesquisadores e pesquisadoras do IFRR vêm fazendo, além de estudantes, e, a partir daí, conseguir mais apoio para esse trabalho, visando entregar sempre o que for de melhor para nossa sociedade. Agora a gestão da Suframa já conhece parte da nossa estrutura. Temos ainda mais base para dar os próximos passos em busca de fomento para o desenvolvimento do estado”, declarou a reitora.

Foto: Ascom/Suframa