CBV

Curso de Pedagogia em EAD do IFRR conquista nota máxima na primeira avaliação do MEC

Publicado em 17 de Junho de 2026 às 22:29

Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2026, o curso passou pelo processo de avaliação do ato regulatório de reconhecimento de curso pelo Inep

Campus Boa Vista - fachada
Campus Boa Vista - fachada

O curso Licenciatura em Pedagogia na Modalidade Educação a Distância (EAD) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) conquistou conceito 5, nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação brasileiros. O resultado foi obtido durante a avaliação para o ato regulatório de reconhecimento do curso, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 10 a 12 de junho de 2026.

Implantado em 2022, o curso foi aprovado pela Resolução 721 do Conselho Superior (Consup) do IFRR, de 7 de março de 2023. A graduação é ofertada pelo Campus Boa Vista (CBV), com polos nos Municípios de Boa Vista, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia e São Luiz do Anauá, ampliando o acesso ao ensino superior público e gratuito em diferentes regiões de Roraima. Com a oferta de 300 vagas até então, o curso habilita profissionais para atuarem na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na gestão escolar.

Para a diretora-geral do CBV, professora Luciana Leandro, o resultado demonstra a qualidade da formação ofertada pela instituição. “O curso Licenciatura em Pedagogia na Modalidade EAD do IFRR, nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2026, passou pelo processo de avaliação do ato regulatório de reconhecimento de curso pelo Inep, alcançando a nota máxima, 5. O reconhecimento de curso é o processo obrigatório do Ministério da Educação (MEC) que valida nacionalmente os diplomas de graduação. Ele avalia a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura, resultando em notas de 1 a 5, em que 3 é o mínimo de qualidade exigido”, explicou.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira Bezerra, esclareceu que a conquista é resultado do trabalho coletivo desenvolvido pela comunidade acadêmica. “Celebramos com orgulho a nota 5 conquistada pelo curso de Pedagogia em EAD do IFRR na avaliação realizada pelo MEC. Esse resultado reflete o empenho, a competência e a dedicação de todos os que acreditam na força transformadora da educação pública. Minha gratidão à coordenação do curso, aos professores, tutores, técnicos, estudantes e gestores que fizeram parte desse processo. Essa conquista é coletiva e demonstra que estamos no caminho certo: ofertando educação de qualidade e ampliando oportunidades por meio da educação a distância. Viva a educação pública! Viva a Rede Federal!”, afirmou.

Reitora do IFRR Nilra Jane e a diretora-geral do CBV, professora Luciana Leandro -  foto Erick Constantino - CBV - IFRR - (1)

A coordenadora do curso, professora Maria Ivonice de Sousa Vieira, explicou que o conceito máximo é o resultado de um trabalho construído coletivamente desde a implantação da graduação no CBV. “O curso surgiu com o objetivo de oferecer o melhor da formação de professores dentro do nosso estado, fortalecendo o conhecimento dos acadêmicos e formando profissionais qualificados. Sempre buscamos ofertar o melhor que a instituição possui, dentro de um compromisso firmado pela reitora, professora Nilra Jane, e pela diretora-geral do Campus Boa Vista, professora Luciana Leandro, de proporcionar excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Os resultados surgem quando existe uma equipe forte, unida em prol de um objetivo comum, que sempre foi ofertar um ensino de qualidade”, declarou.

Segundo ainda a coordenadora, a conquista fortalece a formação de professores e amplia as oportunidades educacionais para estudantes de diferentes regiões de Roraima e até mesmo de outros estados brasileiros.

Curso amplia oportunidades para além de Roraima

Além da qualidade reconhecida pelo MEC, a graduação tem transformado a trajetória acadêmica e profissional de estudantes residentes em diferentes localidades do País.

A estudante Renata A. O. do Nascimento reside em São Paulo

Moradora de São Paulo, a estudante Renata A. O. do Nascimento destacou a contribuição da formação para sua atuação profissional. “O curso foi fundamental em nossa trajetória acadêmica e profissional. Ao longo dessa caminhada, adquirimos conhecimentos sólidos, vivenciamos experiências enriquecedoras, superamos desafios e ampliamos nossa compreensão sobre a educação e seu papel transformador na sociedade. O IFRR deixa como legado não apenas a formação de profissionais, mas também de educadores preparados para transformar realidades por meio da educação”, afirmou.

Formação que fortalece comunidades indígenas

A estudante Rosany Oliveira Raposo, residente na Comunidade indígena Xumina, localizada na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, no Município de Normandia, é um exemplo de como a educação a distância amplia o acesso ao ensino superior em regiões mais distantes do estado.

Segundo ela, a graduação lhe possibilitou conciliar os estudos com a permanência em sua comunidade, contribuindo para a valorização da cultura indígena e para o fortalecimento da educação local. “O IFRR possibilitou que eu permanecesse em minha comunidade enquanto ampliava meus conhecimentos para contribuir para o desenvolvimento educacional e a valorização da cultura indígena. Como futura pedagoga, pretendo atuar de forma ética, inclusiva e comprometida com a aprendizagem das crianças e com o fortalecimento da educação em minha comunidade e em todo o Estado de Roraima”, relatou.

Rosany Oliveira Raposo reside na Comunidade indígena Xumina

Rosany também destacou a qualidade da formação recebida e o apoio dos professores durante a trajetória acadêmica. “A instituição oferece ensino de qualidade, com profissionais comprometidos e preparados para contribuir para a formação dos estudantes. Ao longo do curso, adquiri conhecimentos importantes sobre educação, inclusão escolar, alfabetização, planejamento pedagógico, gestão escolar e práticas de ensino. Essa formação fortaleceu meu compromisso com a educação e me preparou para atuar de forma responsável e comprometida com o desenvolvimento da aprendizagem e a valorização da cultura indígena”, declarou.

Formação que já gera resultados profissionais

Para a graduanda Rosângela Simonato, a formação já tem refletido diretamente em sua trajetória profissional. “Fui premiada ao conseguir uma vaga nesse curso. Eu atuava como professora eventual apenas no ensino médio regular. Durante a graduação, fui aprovada em concurso público, efetivada e hoje atuo em sala de aula. O IFRR me possibilitou ampliar meus conhecimentos e crescer profissionalmente. Sou extremamente grata pelos professores e por todo o aprendizado adquirido”, comentou.

Atualmente, a graduação conta com 162 estudantes, com previsão de ser concluída em outubro de 2026.

Perspectivas

Em razão das recentes alterações na legislação que regulamenta a oferta de cursos superiores a distância, não há previsão para a abertura de novas turmas na modalidade EAD. No entanto, segundo a coordenação, uma comissão já trabalha na elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para a oferta da Licenciatura em Pedagogia na Modalidade Semipresencial.

Avaliação do curso e resultado obtido

O reconhecimento é um processo obrigatório para a validação nacional dos diplomas de graduação e considera critérios como a organização didático-pedagógica, a qualificação do corpo docente e a infraestrutura disponibilizada aos estudantes. As notas variam de 1 a 5, sendo o conceito máximo um indicativo de excelência acadêmica.

Por ter alcançado conceito 5 em sua primeira avaliação de reconhecimento, o curso Licenciatura em Pedagogia na Modalidade EAD do IFRR passa a integrar o grupo de graduações avaliadas com o mais alto padrão de qualidade pelo MEC.

Texto: Sofia Lampert

Revisão textual: Antonio Matos

Fotos: arquivos pessoais; divulgação

Ascom/Reitoria

17/6/2026