ESCOLA DE CONSELHOS - IFRR prorroga inscrições para curso FIC de conselheiros tutelares e de direitos

Publicado em 19 de Janeiro de 2026 às 10:57
Autoria
Rebeca Silva - JORNALISTA

São oferecidas 520 vagas, distribuídas em quatro polos; as inscrições vão até 13 de fevereiro

O processo seletivo é voltado prioritariamente a conselheiros tutelares em exercício, conselheiros municipais ou estaduais dos direitos da criança e do adolescente - Foto Nenzinho Soares - IFRR (1)
O processo seletivo é voltado prioritariamente a conselheiros tutelares em exercício, conselheiros municipais ou estaduais dos direitos da criança e do adolescente - Foto Nenzinho Soares - IFRR (1)

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) prorrogou até o dia 13 de fevereiro de 2026 o prazo de inscrições para o curso gratuito de formação inicial continuada (FIC) para conselheiros de direitos da criança e do adolescente e conselheiros tutelares no estado. A seleção é regida pelo o Edital 10/2025, e oferta 520 vagas distribuídas em quatro polos de formação.

A iniciativa integra o projeto Escola de Conselhos de Roraima e tem como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), contribuindo para a qualificação das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.

Interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC) do IFRR . O curso será ofertado de forma gratuita, na modalidade híbrida, com 80% da carga horária presencial e 20% a distância, por meio da plataforma Moodle do IFRR.

Quanto à distribuição das vagas, elas estão organizadas em quatro polos, contemplando diversos municípios do estado. O Polo Amajari oferta 100 vagas, atendendo também Pacaraima e Uiramutã. O Polo Boa Vista concentra 140 vagas, abrangendo ainda Cantá, Alto Alegre e Mucajaí. No Polo Bonfim, são 70 vagas destinadas aos municípios de Bonfim e Normandia. Já o Polo Rorainópolis reúne o maior número de oportunidades, com 210 vagas, contemplando Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Rorainópolis, Caracaraí e Iracema.

O processo seletivo é voltado, prioritariamente, a conselheiros tutelares em exercício, conselheiros municipais ou estaduais dos direitos da criança e do adolescente, além de servidores públicos e candidatos da ampla concorrência. A classificação será realizada por análise do formulário de inscrição, respeitando o quantitativo de vagas por polo e os critérios definidos no edital.

A previsão de início das aulas é de 2 de março a 12 de junho de 2026. Todas as informações e etapas do processo seletivo devem ser acompanhadas pelo SGC do IFRR e pela página oficial da Escola de Conselhos de Roraima.

'

Ascom/Reitoria

Rebeca Lopes

Foto: Nenzinho Soares

19/1/2026