Palestra marca encerramento de ações sobre o autismo no Campus Amajari do IFRR

Publicado em 29 de Abril de 2025 às 15:49
Autoria
Bruna Branco - JORNALISTA

A participação na roda de conversa é aberta aos servidores do CAM

Campus Amajari
Campus Amajari

Em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) realiza, nesta quarta-feira, 30, uma roda de conversa voltada aos servidores da unidade. O encontro, conduzido pela psicóloga Carli Gavinho, ocorre às 15 horas, na biblioteca do campus, e marca o encerramento da programação da campanha "Autismo: conhecer para acolher", promovida pela Coordenação de Acessibilidade, Permanência e Êxito (Capne) e pela Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes).

Durante o mês de abril, diversas ações foram realizadas para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o transtorno do espectro autista (TEA). No dia 2 – Dia Mundial de Conscientização do Autismo –, instituído pela ONU em 2007, foi promovida uma roda de conversa com estudantes da unidade sobre as características do TEA, as necessidades e os direitos do autista. A atividade contou com a presença de alunos visitantes de Boa Vista.

A programação incluiu a recomendação de filmes e séries que abordam o TEA, como o premiado longa-metragem Temple Grandin, que retrata a trajetória da zootecnista americana autista que revolucionou práticas no manejo racional de animais em fazendas e abatedouros.

Segundo o coordenador da Capne, José Victor Mattioni, o objetivo da palestra é estimular o diálogo e ampliar o entendimento sobre o autismo, especialmente em sua manifestação na vida adulta. “O encontro visa incentivar os servidores a compreender o que é o TEA, responder dúvidas frequentes e promover o acolhimento”, declarou.

A participação na roda de conversa é aberta aos servidores do CAM, e as inscrições podem ser feitas por meio do link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/644/.

Ascom/Reitoria

29/4/25